Nos últimos dias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) notificou a identificação de um foco da sigatoka negra em uma propriedade produtora de banana em Jaíba, no Norte de Minas Gerais. Não havia registro dessa doença na área desde 2007.
A sigatoka negra é uma doença fúngica mais severa do que a amarela, que afeta a área foliar da bananeira, podendo levar à morte prematura das folhas e, consequentemente, à redução da produtividade. É importante ressaltar que não há risco para o consumo de banana.
Em decorrência disso, o IMA, junto à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), já iniciou um plano de ação para monitoramento e controle da doença. Algumas das medidas a serem adotadas são: levantamento fitossanitário e monitoramento em áreas produtivas e adesão obrigatória dos produtores ao Sistema de Mitigação de Riscos.
Com o não cumprimento dessa adesão, pode resultar em restrições para a comercialização da banana, e produtores e seus respectivos responsáveis técnicos devem formalizar a assinatura do termo, que pode ser acessado aqui. Para explicações complementares, acesse o site do IMA.
A Abanorte reforça seu compromisso na defesa da fruticultura norte-mineira, atuando de maneira a orientar e a apoiar os produtores locais quanto ao ocorrido, se colocando à disposição em caso de dúvida pelo telefone (38) 9 9988-2720. A colaboração de todos é fundamental.
Fonte: Campo Vivo
Deixe um comentário