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Como administrar uma propriedade rural

A administração rural consiste no gerenciamento da propriedade de modo a desenvolver e atender os objetivos dos proprietários e seus parceiros. É a partir do gerenciamento correto que os fatores de produção, como terra, construções, benfeitorias, máquinas, equipamentos, capital de giro e mão de obra, atingem sua produtividade máxima, têm seus riscos minimizados e garantem a rentabilidade para o produtor.

O primeiro passo para uma boa administração rural é identificar a missão e os objetivos do proprietário, de modo a nortear os negócios, o planejamento, as metas e as tomadas de decisão. Em seguida, deve-se caracterizar o processo administrativo, identificando as funções administrativas na propriedade. Essas funções podem ser divididas em quatro grupos básicos: planejamento, organização, direção e controle. 

O planejamento é o processo em que se busca traçar o caminho que levará a empresa para a situação futura desejada, de acordo com a missão e os objetivos do proprietário e levando em conta os fatores internos e externos do empreendimento. Existem três tipos de planejamento: estratégico (a visão do produtor de como a empresa deve ser a longo prazo), tático (como cada área da empresa deve ser a médio prazo) e operacional (o plano das atividades e operações no curto prazo, como dias, semanas ou meses). O resultado desse processo é o plano que será implementado na propriedade, denominado Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

A organização é o processo que coloca em ordem os recursos físicos, humanos e financeiros da propriedade. É muito importante que, em todas as áreas da empresa, os recursos sejam alocados no local e momento certo para a melhor utilização destes e obtenção dos resultados esperados. Para facilitar esse processo é possível descrever em planilhas as operações de cada atividade, relacionando com a disponibilidade de mão-de-obra, máquinas e insumos. Para se estabelecer o melhor lugar para serem alocados os materiais, devem ser levados em conta para que são utilizados, a frequência de uso e como e onde será realizada a manutenção. Procure fazer manutenção periódica das máquinas, equipamentos e benfeitorias para evitar perder tempo com reparos imprevistos durante a utilização dos mesmos.

A direção consiste em distribuir entre os administradores e os colaboradores as responsabilidades, incluindo liderança de cada função. Nesse ponto, o administrador deve deixar claro a responsabilidade de cada um na propriedade, como realizá-las e os resultados esperados. Com uma boa comunicação entre o administrador e os colaboradores é possível que cada um entenda sua importância na empresa e o seu potencial de crescimento e realização pessoal, o que estimula a motivação e a produtividade dos funcionários. Busque falar de forma clara, sem usar vocabulário inadequado, em local e horário oportuno, detalhando o desenvolvimento das tarefas e observando se o funcionário entendeu a mensagem.

O controle visa verificar se os resultados esperados estão sendo atingidos, para que medidas sejam tomadas a tempo para a correção de eventuais falhas. É preciso atentar-se para a produtividade, qualidade e custos dos produtos, supervisionar o trabalho, os direitos e as obrigações dos trabalhadores e ter um bom domínio sobre as finanças da empresa, incluindo compras, vendas, contratações e prestações de serviços. Além da avaliação dos resultados finais, é preciso avaliar o processo em si, de modo a identificar os erros o quanto antes. Para isso, é necessário se estabelecer metas de desempenho que indiquem que o resultado esperado será alcançado, coletar dados sobre os indicadores das metas, analisar e comparar os resultados finais com o que foi planejado e, por fim, tirar conclusões sobre o desempenho de modo a tomar medidas para melhorar os processos no próximo ciclo produtivo.

Figura 1: Diagrama da organização da administração rural
Fonte: Casa do Produtor Rural – ESALQ/USP

Para facilitar a administração, a empresa rural pode ser dividida em quatro áreas principais: produção, recursos humanos, econômico-financeira e comercialização.

A produção é a área em que os recursos naturais e físicos da propriedade, como terra, insumos, máquinas e implementos, água e benfeitorias, são utilizados para a geração de produtos e serviços. Procure capacitar a equipe com técnicas de produção para cada atividade, conhecendo as novas tecnologias e sua aplicabilidade. É muito importante que os recursos naturais sejam geridos e utilizados de maneira sustentável de modo a garantir o futuro da empresa, do meio ambiente e da sociedade. Portanto, conhecer os benefícios e impactos da utilização de cada um dos componentes de produção e a legislação ambiental que rege a propriedade é essencial. 

Os recursos humanos dizem respeito à área que cuida dos funcionários, das suas competências e habilidades. É muito importante considerar os valores individuais e culturais de cada um, bem como suas preferências pessoais, de modo que haja um bom ambiente de trabalho na propriedade, onde todos os colaboradores sejam ouvidos e respeitados. O treinamento da equipe também deve ser realizado com frequência, sempre buscando o crescimento profissional individual e do grupo. Para a contratação de funcionários é necessário se estabelecer previamente as funções que serão exercidas, de modo a facilitar a caracterização do perfil do contratado. É importante lembrar que o contrato de trabalho remunerado protege tanto o empregador quanto o empregado, portanto, é essencial conhecer os diferentes tipos de contrato de trabalho para encontrar aquele que mais atende os interesses da empresa. 

A área econômico-financeira tem como objetivo aumentar o patrimônio líquido da empresa, para isso, é importante pensar em como aumentar a lucratividade e na realização de investimentos. Isso pode e deve ser feito para cada atividade individual ou em conjunto da propriedade. Para facilitar e melhorar a administração econômico-financeira, as decisões de investimento a médio e longo prazo devem ser analisadas separadamente das decisões a curto prazo. É importante também ter um sistema de anotação, armazenamento e processamento dos dados de fluxo de caixa.

A comercialização cuida das compras, vendas e marketing da empresa rural. É recomendado que a empresa participe de associações, sindicatos ou cooperativas de forma a aumentar o poder de barganha das negociações, principalmente para compras e vendas de grande valor. Além disso, o administrador precisa de conhecimentos atualizados sobre o mercado de insumos e produtos, sabendo responder os seguintes questionamentos: 

  • Quais são as fontes confiáveis dos insumos e serviços que a propriedade precisa, sabendo com antecedência os fornecedores que entregam com pontualidade, garantem a qualidade e fornecem assistência técnica sobre o uso dos insumos.
  • Quais são os canais de comercialização dos produtos e serviços finais da empresa.
  • Quais as preferências dos consumidores atuais e potenciais da empresa. 

Por fim, o papel de um bom administrador é garantir o planejamento, organização, direção e controle adequados para que a propriedade caminhe em direção a uma alta rentabilidade e desenvolvimento do negócio. 

Fontes consultadas

SENAR. Administração da Empresa Rural: ambiente interno. 3. ed. Brasília: Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, 2012. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/140-ADMINISTRA%C3%87%C3%83O-AMBIENTE-INTERNO.pdf. Acesso em: 03 nov. 2022.

Elaborado por

Casa do Produtor Rural

Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP

Marina de Ferran Tessari

Graduanda em Engenharia Agronômica

Estagiária – Casa do Produtor Rural – ESALQ/USP

Acompanhamento técnico

Bruno Oliveira Garcia

Mestrando em Ecologia Aplicada – ESALQ/USP

Coordenação editorial

Marcela Matavelli

Agente de Comunicação

DRT 5421SP

Casa do Produtor Rural

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