Notícias

Monitoramento eficaz mantém controle de pragas no trigo em MS

O 6º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), revela que a colheita do trigo teve início nos primeiros talhões da região centro-sul de Mato Grosso do Sul. De acordo com o relatório, a estiagem observada em alguns municípios contribuiu para a redução da incidência de doenças nas lavouras. Enquanto isso, no norte do estado, chuvas pontuais beneficiaram as áreas implantadas mais tardiamente.

Nas lavouras da região centro-sul, não houve registros de pragas. No entanto, os técnicos identificaram um aumento na incidência de sintomas de pinta-preta, mesmo com o manejo fitossanitário, que incluiu até nove pulverizações de fungicidas ao longo do ciclo da cultura. No norte do estado, os cultivos seguem conforme o planejamento, sem ocorrência de surtos de pragas, e com aplicações de defensivos sendo realizadas de acordo com o monitoramento das lavouras.

O mercado do amendoim também apresenta uma avaliação positiva em relação ao plantio e à colheita. No entanto, os preços sofreram algumas reduções, embora a cultura continue sendo uma alternativa viável para os produtores da região. Segundo a Conab, até o momento, 45% da produção esperada já foi negociada, com contratos de troca firmados no início da safra.

Fonte: Portal do Agronegócio

 

Deixe um comentário

  • Qualidade
Link para o WhatsApp