Notícias

Obra discute a saúde do solo e suas implicações na agricultura, atrelado a estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas

O solo é um ecossistema vivo, complexo e extremamente dinâmico. A sua relevância para a vida é muito maior do que simplesmente ser base para as plantas e seu cultivo. Ele é responsável por moderar os ciclos d’água, armazenar e reciclar nutrientes, sustentar a biodiversidade, ocupando ainda o papel de maior reservatório terrestre de carbono e fonte de inúmeras atividades ecossistêmicas críticas para os seres humanos e a natureza.

Preservar a sua saúde, desenvolvendo sistemas produtivos sustentáveis os quais possam se adaptar e mitigar os efeitos das mudanças climáticas, é um dos grandes desafios da Ciência atualmente. Com o objetivo de difundir conhecimentos científicos sobre o tema, discutindo e propondo caminhos, a Editora Fealq lança o livro “Saúde do Solo em Ecossistemas Tropicais: A base para mitigação e adaptação às mudanças climáticas”, em parceria com o Brazilian Soil Health Partnership (BSHP) e Centro de Estudos de Carbono em Agricultura Tropical (CCARBON), da ESALQ/USP, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Nestlé. “Mais do que uma compilação técnica, trata-se de um marco para o Brasil no diálogo entre ciência, inovação e sociedade, reafirmando o papel do solo como alicerce essencial para a produção agropecuária, sustentabilidade e resiliência às mudanças climáticas”, afirma o Prof. Dr. Carlos Eduardo Pellegrino Cerri, diretor do CCARBON e editor da obra ao lado do Prof. Dr. Maurício Roberto Cherubin, coordenador do BSHP, do Prof. Dr. Lucas Pecci Canisares, e do pesquisador de pós-doutorado Carlos Roberto Pinheiro Junior.

“Queremos construir uma rede científica colaborativa capaz de responder a questões centrais da agricultura nacional, como o impacto das principais práticas de manejo, além de estabelecer protocolos padronizados para avaliação da saúde do solo em suas relações com o carbono, a biodiversidade, a qualidade da água e os benefícios socioeconômicos”, comenta o Prof. Dr. Maurício Cherubin.

Solo: ativo estratégico – Ao todo, a obra possui 29 capítulos escritos com a participação de 150 autores oriundos de 59 instituições do Brasil e do exterior. O livro tem ainda prefácio do Prof. Dr. Rattan Lal, da Ohio State University, nos Estados Unidos, uma das principais autoridades mundiais em questões ligadas à Ciência do Solo. “Ao reunir capítulos que abrangem desde indicadores técnicos a estratégias de gestão integrada e estudos de caso bem-sucedidos, esta obra reflete a maturidade de uma agenda que reconhece o solo como um ativo estratégico para a humanidade. É um apelo à ação – enraizado na ciência – para a colaboração intersetorial e transfronteiriça, e para a valorização do conhecimento como motor de transformação”, escreve em seu prefácio o Prof. Dr. Rattan Lal. O livro estará sendo apresentado durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece neste mês de novembro no Brasil, em Belém/PA.

Download Gratuito – Em formato digital, a obra “Saúde do Solo em Ecossistemas Tropicais: A base para mitigação e adaptação às mudanças climáticas” está disponível para download gratuito no site da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq). Para acessar o conteúdo, basta clicar

Fonte: FEALQ

Deixe um comentário

  • Qualidade
Link para o WhatsApp