Banner Home Página Interna (1920 × 760 px) (3)

Sobre a Casa do Produtor Rural

O SolidarESA possui quatro etapas. Na primeira, os alunos de graduação em Ciências Agrárias da USP, que fazem parte da equipe da Casa do Produtor Rural, realizam o plantio de uma cultura em área da própria universidade.

Os alunos recebem acompanhamento de um docente, e apoio técnico dos funcionários que são responsáveis por operar as máquinas e implementos. Além disso, contam com a parceria de empresas do setor agrícola que contribuem com a doação de produtos e equipamentos que serão usados no plantio.

A segunda etapa é a realização de um evento técnico promovido pela Casa do Produtor Rural.
Nele, há palestras teóricas e aulas práticas na área de plantio do SolidarESA para produtores rurais e profissionais do setor.

São apresentadas as pesquisas desenvolvidas na USP e demonstradas as tecnologias sustentáveis que podem ser empregadas na propriedade, aumentando assim a eficiência da produção.

Na terceira etapa acontece o Dia de Campo, no qual cerca de 50 pessoas assistidas pelo projeto conhecerão as plantações. Os alunos envolvidos no SolidarESA caracterizam-se ludicamente de personagens para explicar, de forma divertida, como é feita a produção de alimentos.

“O evento é constituído por desenhos, teatro, curiosidades e alimentação”. O objetivo é fazê-los conhecer um pouco mais sobre a agricultura, a Esalq e a importância do alimento ofertado, diz Marcela Matavelli, coordenadora da Casa do Produtor Rural.

Na última etapa, os alunos colhem os alimentos que são embalados e doados pela equipe da Casa do Produtor Rural e pelos membros do Rotary Club de Piracicaba. O Rotary, parceiro do projeto, também faz os cadastros, as reuniões e as visitas locais para conhecimento da infraestrutura e das atuações de cada entidade beneficiada.

Muitas entidades sociais de Piracicaba são assistidas pelo projeto. São elas: Lar dos Velhinhos de Piracicaba, Aliança de Misericórdia, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, Casa do Bom Menino, Centro de Reabilitação de Piracicaba – CRP, Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José – Cesac, Escola de Educação Fundamental Especial Passo a Passo, Lar Betel, Associação Franciscana de Assistência Social Madre Cecília, Lar Franciscano de Menores, Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba – Apaspi.

Política de uso 

Todos os direitos são reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a autorização prévia da Casa do Produtor Rural.

Link para o WhatsApp