A poda compreende um conjunto de operações que se efetuam na planta e que consistem na supressão parcial do sistema vegetativo lenhoso (sarmentos, cordões e, excepcionalmente, tronco) ou herbáceo (brotos, inflorescências, cachos, bagas, folhas, gavinhas).
Os principais objetivos da poda é limitar o número de gemas para regularizar e harmonizar a produção e o vigor, uniformizar a distribuição da seiva elaborada para os diferentes órgãos da planta e proporcionar uma forma determinada que se mantenha por muito tempo e que facilite a execução dos tratos culturais.
Na jardinagem, poda é o ato de se retirar parte de plantas, arbustos, árvores, cortando-se folhas, ramos e galhos com o objetivo de modificar sua aparência estética, o que pode ser periódico e que favorece o seu crescimento, renovando a mesma.
Escrita pelos docentes João Alexio Scarpare Filho e Simone Rodrigues da Siva e pelo ex-aluno de graduação em Engenharia Agronômica Ricardo Bordignon Medina o livro aborda de aspetos básicos da fisiologia e morologia das plantas até a forma de condução das plantas.
A publicação faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária, com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, da Universidade de São Paulo, da Comissão de Cultura e Extensão Universitária – CCEx e do Serviço de Cultura e Extensão Universitária – SVCEX, da ESALQ/USP.
Deixe um comentário