Em fruticultura, que é uma atividade com enorme potencial de crescimento, o Brasil encontra-se em posição privilegiada em decorrência da extensão territorial, posição geográfica e condições de clima e solos, que permite a produção de uma grande diversidade de frutas, em diferentes regiões, o ano inteiro.
Nesse aspecto, a produção de mudas ou a multiplicação de plantas por métodos controlados pelo homem, representa um dos requisitos de maior importância para o sucesso econômico da implantação de um pomar.
Como a maioria das espécies frutíferas são plantas perenes, que produzem por um longo período, é de suma importância que as mudas sejam de qualidade, pois terão influência direta na produtividade e rentabilidade do empreendimento agrícola. Como cada espécie apresenta uma particularidade, é necessário conhecer suas formas de propagação e, assim, utilizar o melhor método para formação das mudas.
Os mais adequados para se produzir mudas de plantas frutíferas são os propagativos, pois eles garantem à nova planta as características desejáveis da planta matriz.
A cartilha Propagação de Árvores Frutíferas tem a autoria dos docentes Simone Rodrigues da Silva e João Alexio Scarpare Filho, ambos do Departamento de Produção Vegetal e da ex-aluna de Engenharia Agronômica Katia Fernanda Dias Rodrigues, da Esalq/USP.
A publicação faz parte do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), com apoio do Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária da ESALQ.