Para reverenciar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a série Esalq Sempre lançou uma edição especial com o tema ‘O protagonismo de Ermelinda Ottoni de Souza Queiroz e de suas herdeiras’.
Em sua página inicial, é descrito que recentemente iniciaram-se os registros de reconhecimento do protagonismo das mulheres em nossa sociedade e que a equidade social está acontecendo a passos lentos nas últimas décadas.
Ermelinda Ottonni de Souza Queiroz, uma das descendentes do Conselheiro do Império Christiano Ottoni, não veio ao mundo apenas para usufruir da nobreza ditada por títulos ou posição financeira abastada. Ela foi uma mulher a frente de seu tempo, criada com a cultura que respirava sua família, instigada por pais inteligentes e progressistas.
O amor a fez cúmplice de um marido empreendedor e ousado, que a levou por um caminho de objetivos nobres e grandes realizações.
Para conhecer a mulher que foi, além do perfil de esposa, referente ao período em que viveu, atuando como co-autora dos relevantes projetos de seu marido e companheiro de sonhos, Luiz Vicente de Souza Queiroz, as interessadas poderão retirar um exemplar na recepção do Edifício Central da Esalq.
Além dos feitos de Ermelinda, a nova edição do Esalq Sempre enaltece as herdeiras de seu protagonismo desde Veridiana Victoria Rossetti, primeira mulher a graduar-se Engenheira Agrônoma na Esalq, em 1939, até os dias atuais, destacando a diretora da instituição, Thaís Maria Ferreira de Souza Vieira, também primeira mulher a assumir essa posição na Esalq.
Destaca-se, ainda, que nos 120 anos da Esalq, completados em 3 de junho de 2021, foi reproduzida a estátua em tamanho natural de Dona Ermelinda, para homenagear sua memória. Instalada no Jardim de Rosas do Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes Luiz de Queiroz, o local foi inaugurado como Espaço Cultural Ermelinda Ottonni de Souza Queiroz, destinado a eventos externos e exposições interativas.
Vale a pena uma visitação à Escola para conferir de perto a figura mais fundamental para a inauguração da Esalq, junto ao seu esposo Luiz de Queiroz e, mais ainda, levar consigo um exemplar da bela edição que enaltece as mulheres à frente de seu tempo – ESALQ SEMPRE – O protagonismo de Ermelinda Ottonni de Souza Queiroz e de suas herdeiras.
Fonte: Site ESALQ / Alicia Nascimento Aguiar
Deixe um comentário