A banana é cultivada em todos os estados do Brasil, nos últimos anos, se expandiu para o planalto paulista devido à obtenção de novos mercados que visam ampliar a comercialização. No entanto, entre as muitas culturas existentes no mundo, apenas algumas são utilizadas no processo produtivo. Isso acontece devido à vulnerabilidade em relação às pragas, doenças, fatores climáticos, ausência de água, produtividade e preferência do consumidor.
Considerando a atual situação dos cultivos de banana em diferentes regiões brasileiras e a promissora venda do produto, a publicação oferece informações fundamentais sobre o manejo nutricional, cultural e orgânico, aborda a incidência de doenças e novas cultivares, visando melhorar a produção e a qualidade dos frutos.
O objetivo é satisfazer os leitores interessados no conhecimento da bananicultura.
Editado pela Casa do Produtor Rural, o livro tem linguagem simples e didática, possui 84 páginas de texto, além de tabelas, ilustração e diversas imagens exclusivas. A publicação oferece um DVD, no qual são apresentadas na prática as principais técnicas utilizadas no bananal como, formação da bananeira, sistemas de condução, produção de mudas, plantio, desfolha, desbaste, adubação de produção, irrigação, cuidados com o cacho, tratamento fitossanitário, colheita e rebaixamento do pseudocaule, cuidados pós-colheita e climatização. São destinados aos produtores rurais, pesquisadores e profissionais do setor, empreendedores agrícolas e estudantes de ciências agrárias.
A obra tem autoria dos docentes João Alexio Scarpare Filho e Simone Rodrigues da Silva, do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ e dos ex-alunos de graduação em Engenharia Agronômica, Carlos Bernardo da Cruz Santos e Gabriel Novoletti.
O livro e o DVD contam com a colaboração de produtores rurais, pesquisadores e profissionais de diversos departamentos da universidade. Tem o apoio do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária, Programa Unificado, Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, Diretoria da ESALQ, Departamento de Produção Vegetal, Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a autorização prévia da Casa do Produtor Rural.