Atualmente, o Brasil está entre os 20 maiores produtores de vinho do mundo, produzindo bebidas capazes de se igualar aos estrangeiros. Cerca de 80% do vinho do país, é classificada como de mesa e produzida a partir de variedades de uvas americanas (Vitis labrusca). Além disso, sua área vitivinícola compreende mais de 80 mil hectares, divididos entre três principais estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Pernambuco-Bahia.
Considerando a importância deste tema, a Casa do Produtor Rural (CPRural), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), lançou o livro “Produção de Vinho de Qualidade”, em parceria com os departamentos de Agroindústria, Alimentos e Nutrição e de Produção Vegetal, da instituição, e com o Núcleo Tecnológico EPAMIG Uva e Vinho.
A obra tem como objetivo mostrar ao leitor que o vinho brasileiro tem se aperfeiçoado nas últimas décadas, devido ao crescimento de recursos tecnológicos, interesse por conhecimento da enologia e maior procura por parte dos consumidores. Conta com informações sobre a definição de padrões de identidade e qualidade, cultura da videira, técnicas de vinificação, controle de qualidade, composição do vinho e qualidade sensorial.
A publicação possui 90 páginas de textos, diversas imagens, tabelas e fluxogramas, detalhando o controle de qualidade e composição do vinho em relação ao ponto de maturação, colheita e classificação da uva. Contou com o apoio do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária da USP, Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, e da Diretoria, Comissão (CCEx) e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx) da ESALQ.
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem a autorização prévia da Casa do Produtor Rural.