Notícias

Quais são as flores da primavera? Veja 12 opções para plantar

Não é por acaso que a primavera é conhecida como estação das flores. É neste período, quando as temperaturas voltam a subir com o fim do inverno e as chuvas ganham maior intensidade, que as espécies conseguem se desenvolver melhor. Quer ter jardins floridos nos próximos meses? Veja quais flores cultivar durante a primavera!

1 – Azaleia

De origem asiática, a azaleia é um arbusto delicado e que apresenta flores com cores suaves e pétalas de textura aveludada. De acordo com Cristiely Santos, mentora e florista há mais de 20 anos, a planta gosta de sol pleno e muita água. É comum que a florada aconteça entre novembro e maio e, dependendo da variedade, pode durar de três a quatro meses.

2 – Gérbera

Considerada “prima” do girassol e também da margarida, a gérbera é ideal para embelezar jardins ou ambientes internos com as mais de 20 cores intensas e vibrantes desde que esteja em local arejado e com a presença de sol. O intervalo entre as regas depende do clima. Se for quente e seco, ela deve ser constante. Em caso de tempo chuvoso e úmido, não pode ocorrer diariamente.

3 – Girassol

A flor que vira para o sol no movimento chamado de heliotropismo pode ser plantada no chão e também em vasos menores com terra bem drenada, pois é sensível à compactação do solo. A floração acontece, geralmente, 50 dias depois do plantio. Além de embelezar ambientes, a flor amarela está na alimentação de animais e humanos e na produção de mel, velas e biocombustíveis.

4 – Hibisco

Com mais de 300 espécies, opção de cores e formatos é o que não falta se a escolha do plantio na primavera for o hibisco. A planta gosta de clima quente e pode ser cultivada no chão ou em vasos, com a muda feita a partir de galhos secos. “Ele sempre está em projetos de jardins e é uma das mais presentes no país”, conta a especialista à Globo Rural.

5 – Hortênsia

Você sabia que a flor muda de cor conforme a maturidade e a acidez do solo? A hortênsia tem a coloração branca, mas se o ph for abaixo de 6,5, adquire o tom azulado, explica Cristiely.

E para ficar rosa, o pH deve estar entre 6,5 e 7,5. “Ela gosta da terra sem muitos nutrientes e é usada nas floriculturas em vasos e para decorações de casamentos, pois as cores carregam valores sentimentais”, completa.

6 – Jacinto

O formato é a principal característica do jacinto, planta cultivada em vasos ou jardineiras e que pode alcançar de 20 a 50 centímetros. A flor originária da Ásia, África e Europa possui mais de 60 variedades e se desenvolve com facilidade em solos soltos, bem drenados e úmidos. “Para quem quiser uma espécie bem diferente para a primavera, é uma das excelentes opções”.

7 – Jasmim dos poetas

A trepadeira de perfume adocicado que surgiu na China apresenta crescimento rápido e flores com cinco pétalas rosadas por fora e brancas por dentro. O solo ideal para o plantio deve ser bem drenado e enriquecido com matéria orgânica. Entre os cuidados para o desenvolvimento saudável estão a irrigação com intervalos regulares e o sol pleno durante algumas horas do dia.

8 – Kalanchoe

Também chamada de flor da fortuna na tradição milenar do Feng Shui, a kalanchoe é de fácil cultivo, não necessitando de muita atenção e água por ser parente das suculentas. A flor é encontrada em diversas cores – rosa, laranja, branca, amarela, vermelha e lilás – e a pluralidade também está nas folhas (redondas, pequenas, picadas ou grandes).

9 – Lírios

A flor muito usada em arranjos não se destaca apenas pelo tamanho, que pode chegar a 27 centímetros de circunferência. O perfume do lírio também chama a atenção. “Eles são amados ou odiados pelo cheiro, mas a beleza sempre vence”, diz a florista. O comum é que a planta com mais de 100 espécies floresça apenas uma vez por ano. Porém, dependendo dos cuidados, pode acontecer até duas vezes.

10 – Margarida-africana

Originária da África do Sul, ela se parece muito com a margarida comum e é uma boa opção para quem está começando na jardinagem e prefere quintais ou o interior da casa bem coloridos. A planta de coloração branca, laranja, roxa ou amarela gosta muito de sol e pode ser cultivada por meio de mudas ou sementes.

11 – Orquídea cattleya walkeriana

Nativa do Cerrado brasileiro e amada, principalmente, pelos japoneses, que fazem cruzamentos para a perpetuação da variedade de orquídea, a walkeriana tem indicação de replantio nesta época do ano, explica Wendy Scossi Würch, presidente da Sociedade Leopoldense de Orquidófilos, em São Leopoldo (RS).

No Brasil, o cultivo acontece em todo o território, com destaque para Goiás, Minas Gerais e São Paulo, em cores que vão do alba (branco) até o rubro (variação quase roxa). Entre as curiosidades está o valor comercial. “Ela já teve o corte vendido a R$ 500 mil, enquanto isso, ofereceram R$ 1 milhão em outro caso, mas o dono recusou”.

12 – Petúnia

A planta que pertence à mesma família do pimentão, tomate e beringela (solanaceae) é perene, mas deve ser replantada anualmente no início da primavera em solos férteis e bem drenados. A petúnia gosta de sol pleno durante algumas horas do dia e enfeita ambientes de forma delicada com diversas cores: vermelho, azul, rosa, laranja, roxo e branco.

Foto: Veiling Holambra
Fonte: Globo Rural

Sair da versão mobile